Como exercer a influência e ajudar líderes resistentes a reverem suas convicções

Como exercer a influência e ajudar líderes resistentes a reverem suas convicções

A capacidade de mobilizar pessoas, influenciar o seu comportamento, ajudá-las a considerar novas perspectivas e, eventualmente, mudar de ideia é uma das habilidades mais importantes. Mas como exercer a influência ao lidar com líderes teimosos, narcisistas, que acham que sabem de tudo e têm prazer em discutir qualquer assunto?

Adam Grant, em mais um excelente artigo para a Harvard Business Review, mostra como, a trajetória de líderes fortes e visionários (como Steve Jobs) só foi possível graças a pessoas da sua equipe que tiveram a coragem de se contrapor e fazê-los rever suas convicções e aprimorar suas ideias.

“Em um mundo turbulento, o sucesso depende não apenas da capacidade cognitiva, mas também da flexibilidade cognitiva. Quando falta aos líderes a sabedoria para questionar suas próprias convicções, seus seguidores precisam ter a coragem para persuadi-los a mudar de ideia”, diz Grant

Essa, porém, é uma tarefa desafiadora. Por isso, Grant traz algumas sugestões de como exercer a influência e ajudar as lideranças mais difíceis a mudarem suas opiniões:

 

ícone do Logo da BeehaviorComo lidar com líderes que acham que sabem tudo e confiam demais em si mesmos

Apontar abertamente os erros só vai piorar a situação e colocá-los na defensiva. É preciso criar oportunidades para que esses líderes possam reconhecer por si próprios aquilo que ainda não sabem.

Uma boa abordagem é pedir que eles expliquem, passo a passo, como a ideia vai funcionar. Ao fazer isso, eles terão a chance de reconhecer as lacunas ainda existentes e identificar as necessidades de melhoria.

 

ícone do Logo da BeehaviorComo lidar com líderes teimosos

Muitas pessoas veem consistência e certeza como virtudes e rejeitam rever suas ideias e opiniões. Elas gostam de estar no controle e resistem a tentativas de imposição ou de influência externa.

Para apoiar uma ideia, esses líderes precisam antes se sentir donos dela. Por isso, não tente impor seus argumentos ou trazer ideias totalmente prontas. Substitua as afirmações por perguntas. Lance as sementes da ideia, convide o líder a dar sua opinião e a completar com suas próprias sugestões, sentindo-se no controle da conversa.

 

ícone do Logo da BeehaviorComo lidar com líderes narcisistas

Líderes narcisistas se acham superiores e tendem a ver como críticas as opiniões diferentes da sua. Buscam status e aprovação e se tornam hostis quando sentem sua imagem ameaçada.

Para ajudar esses líderes a reconhecer suas falhas ou a necessidade de mudar, é preciso antes demonstrar respeito por eles. Acompanhe as críticas de um elogio sincero em uma área diferente daquela em que você espera que o líder reveja sua opinião.

Lembrar o líder de outras qualidades que ele tem ajuda a reafirmar sua autoconfiança e reduz a resposta negativa às sugestões e críticas feitas.

 

ícone do Logo da BeehaviorComo lidar com líderes que discordam de tudo e gostam de discutir

Muitas pessoas se sentem energizadas no conflito: gostam de argumentar e têm prazer em superar opiniões contrárias.

Curiosamente, pessoas assim não gostam de quem concorda facilmente com tudo e preferem interagir com aqueles que estão dispostos a lutar por suas ideias, fazer as melhorias necessárias e apresentá-las quantas vezes forem necessárias até obter apoio.

Para isso funcionar, claro, é preciso também considerar as recomendações anteriores ao se relacionar com esse tipo liderança.

 

Referências e inspirações para este artigo:

Quer melhorar as habilidades de influência, relacionamento e comunicação da sua equipe?

A Beehavior pode ajudar. Entre em contato conosco.