Como as pessoas reagem à responsabilidade: 3 atitudes de accountability

Como as pessoas reagem à responsabilidade: 3 atitudes de accountability

Accountability é uma das atitudes mais valorizadas dentro das empresas. E a promoção de atitudes de responsabilidade pessoal e de uma cultura de accountability deveria ser prioridade das lideranças como uma condição para aumentar a competitividade da própria organização.

As pessoas veem e reagem de diferentes formas aos convites para assumir responsabilidade. De acordo com a Partners in Leadership, são três as atitudes mais comuns: esquiva, atitude calculada e adesão e acolhimento.

Essas três atitudes não podem ser usadas para rotular as pessoas e também não são imutáveis. Todas as pessoas se alternam entre essas três respostas, conforme o ambiente e as circunstâncias. O importante é identificar quais são as atitudes mais comuns dentro da organização, em determinado momento, para criar um plano adequado de desenvolvimento de accountability.

 

ícone do Logo da BeehaviorAtitude de esquiva

No boxe, uma atitude de esquiva implica apenas fugir dos golpes do adversário sem demonstrar competitividade. Quando se fala de accountability, as pessoas que se caracterizam por uma atitude de esquiva dificilmente assumem responsabilidades e buscam a todo custo transferi-las para outras pessoas.

Ficam satisfeitas em simplesmente deixar as coisas acontecerem. E quando algo dá errado, se mantêm na defensiva (“não fui eu!”) ou se colocam como vítimas das circunstâncias.

Comportamentos comuns:

  • Evita assumir qualquer risco que possa resultar em falhas.
  • Com frequência se coloca como vítima.
  • Opera no modo “diga o que eu tenho que fazer”.
  • Esconde-se ou nega responsabilidade quando as coisas dão errado.
  • Vê qualquer obstáculo como uma razão para interromper o trabalho.

 

ícone do Logo da BeehaviorAtitude calculada

As pessoas que demonstram essa atitude praticam a accountability de forma seletiva, escolhendo quando e de que forma se envolverão numa atividade. Sua resposta positiva depende do contexto, das pessoas envolvidas, do seu nível de interesse, da carga de trabalho esperada e do grau de risco envolvido. Geralmente, fazem aquilo que lhes foi pedido e raramente estão totalmente engajadas.

Comportamentos comuns:

  • Define cuidadosamente que riscos assumir.
  • Pode assumir rapidamente uma atitude de vítima.
  • Demonstra instabilidade: alterna momentos de dedicação extrema e de total indiferença.
  • Conta histórias muito bem elaboradas quando as coisas dão errado.
  • Vê os obstáculos como barreiras ou desafios, conforme o seu nível de interesse.

 

ícone do Logo da BeehaviorAtitude de adesão e acolhimento

Nessa atitude, as pessoas aceitam com entusiasmo as responsabilidades e se dedicam pessoalmente a fazer o melhor. Ao cometer erros, reconhecem rapidamente a sua responsabilidade e buscam sempre formas de fazer mais e melhor.

Comportamentos comuns:

  • Disposto a assumir riscos por não temer a falha.
  • Assume a responsabilidade pelas circunstâncias e raramente atribui aos outros a falta de progresso.
  • Toma iniciativa e demonstra desenvoltura.
  • Reconhece os seus próprios erros quando as coisas dão errado.
  • Vê os obstáculos como um desafio a ser resolvido criativamente.

A mudança de atitude, caminhando para uma postura de adesão e acolhimento da accountability, pode ajudar as pessoas a melhorar sua habilidade de atingir objetivos e entregar resultados.

Nesse processo, é essencial: aprimorar o autoconhecimento e o ganho de consciência sobre o impacto de suas atitudes em si mesmo e nas outras pessoas; melhorar as habilidades de construção de acordos e de comunicação; e criar processos, rituais e sistemas que favoreçam uma cultura de accountability.

Três atitudes mais comuns em relação à accountability

 
Para saber mais sobre esses temas, acesse os outros artigos desta série especial sobre accountability.

 

Referências e inspirações para este artigo:

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