A criatividade com frequência aparece na lista de habilidades mais importantes para os profissionais do nosso tempo. O pensamento criativo é essencial para fazer boas perguntas, buscar novas soluções para os problemas e imaginar novas possibilidades, mercados, produtos e aplicações. A criatividade é um dos componentes que permitem às empresas buscar formas de diferenciação no mercado, fugindo da competição predatória por preço e buscando alternativas para agregar valor ao cliente.
Quando se fala em criatividade, porém, muitos imaginam um dom divino, um talento natural que algumas pessoas têm e outras jamais terão. Com frequência, ela também é vista com um traço relevante apenas para profissionais de Comunicação, Arte, Moda, Design ou de outras áreas consideradas “mais criativas” – embora, ao longo da história, tenhamos vários exemplos de grandes nomes da ciência e da engenharia que construíram seu legado combinando o rigor matemático com a criatividade e a imaginação.
É claro que algumas características pessoais podem facilitar ou inibir o pensamento criativo. Entretanto, cada vez mais se entende que o modelo mental (o mindset) de cada pessoa é determinante para sua capacidade de solucionar os problemas de uma forma criativa. Em seu livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck já demonstrou o poder das crenças pessoais sobre a nossa capacidade de conseguir o que almejamos.
Um mindset de crescimento nos torna mais abertos ao novo, resilientes aos erros e fracassos e estimulados por desafios e tarefas consideradas complexas. Já um mindset fixo limita nossa capacidade de realização pelo excesso de autocrítica, baixa autoestima e medo do fracasso e do desconhecido.
O mindset – a atitude diante de cada situação – também pode influenciar o nosso potencial de responder criativamente aos desafios. As pessoas com um mindset criativo têm a mente aberta, são intrinsecamente motivadas, otimistas, curiosas e adaptáveis. Elas veem os desafios como oportunidades de crescimento e as falhas como chances para aprender, de acordo com a pesquisadora Ismet Mamnoon.
É possível ampliar a capacidade criativa ao longo da vida. Para isso, é importante entender quais são as principais características de um mindset criativo e identificar nossos pontos fortes e necessidades de desenvolvimento. Ismet Mamnoon listou 10 características do mindset criativo. São elas:
Quer entender como suas atitudes favorecem ou inibem uma atitude e um mindset mais criativos? Responda o questionário neste link e identifique quais são seus pontos fortes e que características você precisa desenvolver ou fortalecer para ampliar seu potencial criativo. Responda de forma franca e consciente, sem excesso ou falta de autocrítica. Avalie que atitudes você demonstra com menos frequência, identifique em quais situações isso acontece e tente entender o porquê.
Um mindset criativo faz parte de um conjunto mais complexo da nossa personalidade e estilo de vida. Como em qualquer processo de desenvolvimento, o primeiro passo para fortalecer o seu mindset criativo e mudar suas atitudes são a autoconsciência e o autoconhecimento.
DWECK, Carol S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.
Disponível em: https://amzn.to/36spwFg.
MAMNOON, Ismet. Nurturing a Creative Mindset. Creative Studies Graduate Student Master’s Projects, paper 178. Buffalo State, 2013.
Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/90b0/eff09e6530cfe66cce0fa1c2b51f98884333.pdf.
Quer fortalecer o potencial e o mindset criativo da sua equipe?
A Beehavior pode ajudar. Entre em contato conosco.