Pensamento crítico e solução de problemas encabeçam a lista das habilidades que se tornarão mais importantes para os profissionais nos próximos cinco anos. É o que aponta a edição 2020 do relatório The Future of Jobs, elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial.
Em relação aos anos anteriores, foram incorporadas à lista habilidades relacionadas à autogestão, como resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade. Nessa categoria, chama atenção também a presença do aprendizado ativo e da capacidade de desenvolver estratégias para se manter permanentemente em desenvolvimento (o conceito de lifelong learning, cada vez mais relevante no mercado).
Construído com a participação das empresas e dados do Linkedin e da plataforma de educação on-line Coursera, o estudo aponta as 10 habilidades consideradas mais importantes no mercado de trabalho até 2025, divididas em quatro categorias:
- Pensamento analítico e inovação.
- Solução de problemas complexos.
- Análise e pensamento crítico.
- Criatividade, originalidade e iniciativa.
- Argumentação, solução de problemas e ideação.
- Aprendizado ativo e estratégias de aprendizagem.
- Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade.
- Liderança e influência social.
- Uso, monitoramento e controle da tecnologia.
- Design de tecnologia e programação.
O estudo aponta também que, em razão do avanço tecnológico, 50% dos trabalhadores precisarão de requalificação até 2025. Nesse período, muitos empregos (cerca de 85 milhões) poderão ser perdidos no mundo por conta da automação do trabalho.
A boa notícia que um número maior ainda de vagas (95 milhões) poderá ser criado numa redivisão do trabalho entre pessoas, máquinas e algoritmos. Mas, para pleitear essas oportunidades e se manter competitivo, mais do que nunca é necessário se manter atualizado e disposto a aprender.
Para conhecer o estudo completo, acesse o site do Fórum Econômico Mundial.
Quer desenvolver sua equipe com as habilidades mais importantes para o futuro?
A Beehavior pode ajudar. Entre em contato conosco.